PLASMA RICO EM PLAQUETAS
INDEXAÇÃO: SITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA NA SECÇÃO PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS.
O Cronoenvelhecimento é um atributo destinado a todos os tipos de tecido existentes no corpo humano(pele, subcutâneo (gordura), músculos e osso)
A utilização do PLASMA RICO EM FATORES DE CRESCIMENTO (PRFC) ou PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP) é o recurso terapêutico que consiste em administrar proteínas de crescimento celular do próprio paciente, em diferentes áreas do corpo, visando suprir a preda constante de colageno, e por efeito cumulativo, promover rejuvenescimento.
O sangue, é composto pelo plasma, que é o componente líquido do sangue, e nele se encontram suspensas células sanguíneas, Glòbuos Vermelhos, Branco e Plaquetas. Apresenta coloração amarelada e corresponde a aproximadamente 55% do volume sanguíneo total .
Nas PLAQUETAS e onde encontram -se os FATORES DE CRESCIMENTO, denominados por siglas como, por exemplo: PDGF e VEGF que estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos, FGF que estimula a produção de COLÁGENO, EGF que estimula a reprodução e crescimento celular, etc.
Estas proteínas estimulam de maneira potente a regeneração e reprodução celular sendo muito úteis em tratamentos onde a elasticidade tecidual associada a hidratação e consequente, seja buscado. É útil também como coadjuvante nas lipoenxertias faciais ou de glúteos ou como cicatrizante após de cirurgias de abdome ou mama ou processos de cicatrização comprometida..
Para o procedimento são necessários 20 a 40 minutos. É realizada ambulatorialmente. É necessário obter uma quantidade mínima de sangue do paciente. E, mediante um processo delicado de centrifugação e seleção dos elementos sanguíneos, se obtém um concentrado de FATORES DE CRESCIMENTO que, assim que aplicado, agem sobre as células danificadas estimulando sua regeneração e crescimento.
Pode ser aplicado no rosto, no pescoço, no decote ou no dorso das mãos como intradermoterapia, como gel facial, como máscara facial, misturado com a gordura para lipo-enxertia ou no intra-operatório nas cirurgias da face, mama e abdome.
Trata-se de terapêutica que oferece muitos benefícios estéticos com a segurança de utilizar um ativo do próprio paciente.
Os protocolos são adequados às necessidades locais e os resultados são cumulativos.